A cultura é entendimento humano sobre a vida, sobre o espírito, sobre o espaço, sobre a natureza. Somos e nos expressamos por seu intermédio. Sua capacidade de organizar significados dispersos é múltipla e plural.

A Celestial Produtora foi fundada em 2012, tendo como campo de trabalho a produção cultural. O papel do produtor cultural é conectar obra e público. Ele organiza, sistematiza, traz à tona uma composição ou manifestação cultural. Eventualmente, traz luz ao que estava disperso ou escondido, destaca as pessoas do cotidiano para fazer-lhes refletir e enxergar novos ângulos e significados sobre essa mesma rotina.

A Celestial está sediada no município de Angra dos Reis, em meio a Baia da Ilha Grande, local onde a cidade e a intervenção humana desastrada ou desastrosa contrastam com a força e exuberância do ambiente natural. O elemento de ligação é o mar, que une continente, ilhas e povoados litorâneos.

Na Baía da Ilha Grande, existem vários desses significados, dispersos e escondidos em becos, vilas e costeiras. Desvendar o senso desse lugar pode ser um caminho para outros caminhos, mais serenos, mais sustentáveis.

Foi nesse contexto que a Celestial Produtora concebeu “Outros Caminhos”, um projeto permanente de valor compartilhado que objetiva apresentar a Baia da Ilha Grande não por meio de um livro ou de um filme, mas pela experiência direta. Serão oferecidos roteiros, cuja abordagem pretende unir os sentidos da natureza e os valores das práticas culturais.

Nosso intuito é conduzi-lo a uma jornada por outros caminhos.

A Iniciativa BIG 2050

A estruturação do projeto “Outros Caminhos” foi viabilizada a partir do edital do Desafio BIG 2050 – edição 2017. O Desafio é parte da Iniciativa BIG 2050, ação vinculada ao Projeto BIG – Gestão Integrada do Ecossistema da Baía de Ilha Grande. O Projeto BIG atua desde 2011, a partir de uma parceria entre a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e o Instituto estadual do Ambiente do Estado do Rio de Janeiro (INEA), contando com o financiamento do Fundo Global para o Meio Ambiente (Gef). O objetivo básico do Projeto BIG é contribuir para estruturação de um modelo de conservação e uso sustentável de longo prazo para os ecossistemas continentais, marítimos e insulares da Baía da Ilha Grande.

A Iniciativa BIG 2050 é organizada em duas ações principais – o Radar BIG e o Desafio BIG. O Radar monitora a saúde ambiental da região tendo como foco dois elementos: a biodiversidade marinha e a disponibilidade hídrica. O Desafio é um chamado a sociedade civil para o desenvolvimento de projetos e negócios que tragam soluções aos problemas diagnosticados no Radar. Espera-se, com isso, envolver agentes locais na construção de um modelo de atuação inovador e sustentável. Na edição de 2017, foram selecionados doze ideias, projetos e empreendimentos, que foram incubados pela Fundação Certi durante oito meses.

“Outros Caminhos” foi selecionado na categoria empreendimento, com foco de atuação no alvo “conter a tendência de redução da biodiversidade no ecossistema marinho da BIG”. Os roteiros e vivências propostas pretendem gerar impactos positivos ao alvo a partir da sensibilização ambiental, valorização cultural e ao fomento a práticas sustentáveis.

Saiba mais sobre a Iniciativa BIG 2050: www.big2050.org.

Protocolo de Serviço

A atuação do projeto “Outros Caminhos” se pauta pela adoção de protocolos e práticas que gerem impactos negativos mínimos aos ambientes percorridos pelos roteiros. Os trabalhos da empresa e os serviços de apoio acionados (hospedagem, transporte marítimo, estabelecimentos de alimentação) seguirão protocolos que serão construídos conjuntamente ao longo do tempo.

Tratamento de efluentes, respeito a espécies em defeso, uso de serviços e produtos regionais, adoção de fontes alternativas de energia são algumas das práticas perseguidas na formação da rede de parceiros no decorrer dos caminhos.

Créditos

Realização: Celestial Produtora

Apoio: Iniciativa BIG 2050 / Desafio BIG 2050

Desenvolvimento de conteúdo: Amanda Hadama

Identidade Visual e Website: Sardinha 17

Fotografias: Amanda Hadama, Anderson Pires, Boris Mercado, Carlos Blanco, Eduardo Sardinha, Leandro Moraes, Luiz Eduardo de Araújo, Luiz Fernando Cassino

Parceiros e Colaborares: IPEMAR – Instituto de Pesquisas Marinhas, Arquitetura e Recursos Renováveis, Ecofloat, Pousada Nautilus, Maricultura Costa Verde, Sítio Agroflorestal São José, Wind Charter, Anderson Zumpano, Carlos Blanco, Seu Almir, Seu Domingos, Vieira Contabilidade, Escritório de Advocacia Aline Angelin.