A BIG
A Baia da Ilha Grande abrange os municípios de Angra dos Reis e Paraty, litoral sul do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. A região compreende uma área total de 1.750,474 km² e abriga uma população aproximada de 1.750,474.
Embora a maioria das pessoas resida em centros urbanos, pequenos sítios e vilarejos costeiros e insulares são parte importante da organização espacial local. Tradicionalmente ocupado por populações caiçaras, na região também habitam comunidades indígenas e quilombolas. Imigrantes de origem japonesa e migrantes de outras regiões do país completam o quadro populacional.
A natureza é forte componente da paisagem da BIG. O mar e a mata são habitat de uma enorme variedade de espécies que, juntos, formam um ecossistema de inestimável valor. Não à toa, cerca de dez unidades de conservação protegem essa área.
Nos séculos passados, a agricultura familiar e a pesca artesanal dividiam espaço com fazendas de cana, café e, posteriormente, banana. Nos séculos XVIII e XIX, o escoamento de ouro e café também desempenharam importância na economia da localidade, sobretudo nos portos de Paraty. No século XX, grandes empreendimentos industriais chegaram, especialmente a Angra dos Reis, com as instalações do porto, do complexo naval, do terminal de petróleo e da usina nuclear. Na década de 1970, a construção da estrada Rio Santos (BR-101) trouxe transformações significativas para toda região, ao interligar territórios isolados e aproximá-los das duas grandes cidades do país – Rio de Janeiro e São Paulo. Nesse período, o turismo e empreendimentos imobiliários começaram a ganhar força, transformando a paisagem e a configuração da ocupação do solo. Esse quadro se consolidou na década de 1990. Atualmente, o turismo, a pesca, a maricultura e a indústria se destacam como as principais atividades econômicas.
Em termos de traços culturais tradicionais, sobressaem as culturas portuguesa e caiçara. Manifestações culturais, festas populares e religiosas como a Ciranda, a Festa do Divino, a procissão marítima a São Pedro e São Paulo, a Folia de Reis são tradicionais nos dois municípios. O centro histórico de Paraty também é cenário para dezenas de eventos, como a Feira Literária Internacional de Paraty (FLIP), Paraty em Foco, Bourbon Jazz Festival e MIMO.