Fazendas no Mar

A maricultura em Ilha Grande

A pesca desde sempre desempenhou importante papel na Baia da Ilha Grande, sendo desenvolvida nas mais diversas modalidades. Na década de 1990, a maricultura ganhou impulso na região a partir do cultivo de mexilhões. Atualmente, destacam-se o cultivo de vieiras (Nodipecten nodosus) e a criação do peixe bijupirá (Rachycentrnon canadum). A qualidade dos produtos atrai a atenção do mercado da gastronomia, importantes chefs visitam a região, curiosos por conhecer os locais de origem do peixe e do molusco.

Diferente dos padrões internacionais, baseadas em grandes fazendas, a maricultura em Ilha Grande se estrutura em pequenos módulos. Esse modelo possibilita a distribuição de oportunidades entre diversas famílias e resulta na descentralização da carga orgânica gerada pelos animais.

Para conhecer a experiência de Ilha Grande, visitamos as fazendas das enseadas do Bananal e Sítio Forte e partilhamos um pouco do manejo e cotidiano dos cultivos. Em seguida, partimos para a degustação. E ainda reservamos um tempo para praia e mergulho.

Duração aproximada: 5h

Consulte-nos para mais detalhes.

Quer saber mais?

Conheça Também